O grupo SNCF anuncia em março de 2022 o projeto de aquisição da Takargo confirmando a sua vontade de continuar a promover o transporte ferroviário de mercadorias na Europa e de acelerar a transferência modal. A Takargo será integrada na rede Captrain, um importante player em transporte ferroviário e de logística na Europa, integrado na Rail Logistics Europe, a divisão do Grupo SNCF dedicada à logística e transporte ferroviário de mercadorias.

A integração da Takargo numa empresa europeia de relevância do setor acelerará o seu desenvolvimento, tornando a empresa mais forte com oportunidades de vendas cruzadas resultantes da ampla rede geográfica e o vasto portfólio de clientes e serviços da Captrain. A integração atenderá igualmente às necessidades de serviços logísticos isentos de carbono na Península Ibérica, fortemente dominada pelo transporte rodoviário. Trata-se, portanto, de um novo passo em direção à mudança de paradigma que a sociedade clama e pela qual ambas as partes estão particularmente comprometidas.

Esta aquisição, que continua sujeita à validação das Autoridades da Concorrência, demonstra a confiança da gestão da Rail Logistics Europe no potencial de mercado de Portugal, que assenta sobretudo no dinamismo dos seus principais portos. Esta é uma mensagem forte que ecoa os esforços do governo português no apoio ao transporte ferroviário de mercadorias, em particular com a construção e modernização da rede ferroviária, mas também as ambições do grupo SNCF em termos de ecologia.