Sobre nós

A Captrain Portugal S.A., originalmente designada Takargo, surge como o primeiro operador privado português no transporte ferroviário de mercadorias. Aposta na implementação de uma cultura de excelência centrada na satisfação dos clientes, valorização dos colaboradores, cumprimento das regras de segurança e seguimento de boas práticas ambientais.

Missão

Operar e dinamizar o transporte ferroviário de mercadorias na Península Ibérica, incrementando-o pela oferta de serviços inovadores, contribuído para uma melhoria de qualidade do serviço, para a sustentabilidade do meio ambiente e para a promoção de uma cultura de segurança, aumentando a competitividade nacional.

Visão

Ser líder no transporte ferroviário de mercadorias no mercado ibérico prestando serviços inovadores numa ótica integrada de transporte, minimização de impactes ambientas e garantido a fiabilidade, qualidade, segurança de todas as operações.

Valores

A cultura organizacional da Captrain encontra expressão nos seguintes Valores:

    • Qualidade dos serviços que presta;
    • Relações de confiança que estabelece com os clientes e parceiros;
    • Eficiência com que desenvolve a atividade;
    • Inovação dos serviços;
    • Promoção de uma cultura de segurança positiva;
    • Desenvolvimento das suas atividades de forma sustentável;
    • Espírito de equipa existente entre colaboradores, clientes e parceiros.
Transport Captrain

Os nossos indicadores 2023

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Colaboradores
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Comboios realizados
container
Toneladas transportadas
railway
Kms percorridos em Portugal
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Kms na Península Ibérica

Política

A Política da Qualidade, Ambiente e Segurança da Captrain Portugal, foi estabelecida tendo em conta: o propósito e contexto da organização, a sua missão e valores e os requisitos e princípios do grupo, nomeadamente, a Política de Segurança estabelecida pela Rail Logistics Europe para todas as empresas subsidiárias.

A Captrain Portugal juntamente com as restantes empresas do grupo, compartilham as melhores práticas e aprendizagens entre eles em benefício da segurança de todos. A empresa adota uma postura construtiva de transparência e diálogo com terceiros sobre sua política e seus resultados.

Salienta-se que a Captrain Portugal subscreveu a declaração da Cultura de Segurança Ferroviária da Agência Ferroviária da União Europeia (ERA). Assim, os compromissos desta declaração são também inputs no estabelecimento da sua política e no desenvolvimento da estratégia e objetivos da segurança ferroviária.

POLÍTICA DA QUALIDADE, AMBIENTE E SEGURANÇA

A Captrain aposta na implementação de uma cultura de excelência centrada na satisfação dos clientes, valorização dos colaboradores, na promoção de uma cultura de segurança positiva ao nível das suas operações ferroviárias e na implementação de boas práticas ambientais e de segurança e saúde do trabalho.

O princípio da melhoria continua e de um desenvolvimento sustentável estão sempre presentes nas atividades promovidas pela Captrain, comprometendo-se deste modo a:

  • Garantir a satisfação dos clientes, procurando soluções de oferta de serviços em conformidade com os requisitos acordados, de forma a assegurar a sua confiança e fidelização.
  • Criar valor para os Acionistas indo ao encontro das suas expectativas.
  • Promover a formação dos colaboradores, garantindo as competências necessárias para assegurar o transporte adequado das mercadorias dos clientes.
  • Disponibilizar o investimento adequado para assegurar as condições de segurança dos equipamentos e locais de trabalho, de forma a reduzir a probabilidade de acidentes.
  • Proteger o meio ambiente, minimizando os impactes ambientais associados às atividades da Captrain, nomeadamente através da utilização eficiente dos recursos e da prevenção da poluição.
  • Identificar e sempre que possível eliminar os perigos e reduzir os riscos para a segurança e saúde do trabalho, proporcionando as condições de trabalho saudáveis e seguras adequadas de forma a prevenir os acidentes de trabalho e danos para a saúde.
  • Promover a consulta e participação dos colaboradores, dando acesso a informações claras e fornecendo mecanismos adequados à participação dos mesmos.
  • Promover uma relação de parceria com os fornecedores, no sentido de assegurar a melhoria contínua do serviço prestado.
  • Cumprir com todos os requisitos legais, regulamentares e outros que sejam aplicáveis.
  • Melhorar continuamente a eficácia do seu Sistema de Gestão de Qualidade, Ambiente, Segurança Ferroviárias e Segurança e Saúde do Trabalho, nomeadamente através da realização de auditorias internas e do acompanhamento dos indicadores estabelecidos.
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No que diz respeito à segurança ferroviária, a Captrian Portugal segue ainda os princípios estabelecidos pela Rail Logistics Europe, inspirada nos valores da SNCF.

A segurança do nosso pessoal, dos nossos subcontratados, dos nossos clientes e dos bens que nos são confiados faz parte da identidade Captrain Portugal. É a nossa prioridade absoluta.

Estamos comprometidos em promover uma cultura de segurança descrita na declaração conjunta da Agência Ferroviária da união Europeia (ERA). A nossa ambição e os nossos compromissos quanto à política de segurança fazem parte de um processo de transformação da cultura de segurança inspirado no programa “PRISME” da SNCF em torno de 6 eixos:

1) Desenvolver um comportamento pró-ativo, em que cada funcionário contribui para o sistema de melhoria contínua de segurança informando seu chefe de todos os incidentes e elementos precursores de que você tenha conhecimento. O direito de falar é de todos. Antecipamo-nos investigando e analisando as causas raiz dos incidentes e elementos precursores. Aplicamos sistematicamente a abordagem justa e equitativa na análise de eventos e no tratamento de discrepâncias. Valorizamos as boas práticas.

2) Estabelecer um sistema de análise de risco para priorizar ações e direcionar a energia. Cada entidade implementa um sistema de melhoria contínua baseado na análise de situações de risco, indicadores, controles, auditorias e sugestões. Qualquer projeto de desenvolvimento ou mudança que afete a segurança, ou qualquer lançamento de um produto ou serviço, passa por uma avaliação prévia de risco.

3) Dominar as interfaces entre as entidades que compõem o sistema de transporte ferroviário de mercadorias. Em todos os níveis hierárquicos, todos conhecem a sua área de responsabilidade e o seu lugar na organização da segurança. Estamos a estabelecer a cooperação necessária e a trabalhar na eficácia geral da gestão da segurança. Os nossos parceiros e subcontratados aplicam as normas e regras que lhes permitem cumprir os requisitos da política de segurança da Captrain.

4) Simplificar ao máximo os procedimentos e documentação que disponibilizamos a cada colaborador. Cada pessoa deve entender o significado dos procedimentos de segurança que aplica e compartilham com outras pessoas. Os procedimentos são adaptados para o terreno, para facilitar a sua aplicação. O acesso à informação pelo pessoal operacional é facilitado por meio de ferramentas digitais. Esses procedimentos de segurança são atualizados como parte de um processo de melhoria contínua.

5) Criar condições de gestão para que cada colaborador se envolva pessoalmente em suas ações e decisões, e em seu nível de responsabilidade, de forma a minimizar o risco, ou seja, a frequência e a gravidade das situações acidentais. Para realizar o seu trabalho, proporcionamos a cada colaborador procedimentos seguros, um nível de formação adequada, para que adquira as habilidades apropriadas e uma estrutura de gestão que o apoie.

6) Equipar a empresa com ferramentas e equipamentos digitais e inovadores para fornecer a cada funcionário um ambiente de trabalho seguro e os meios tecnológicos necessários. Refere-se ao ambiente de trabalho e ferramentas de análise que permitem uma gestão eficaz da segurança.

Esta política aplica-se às nossas atividades ferroviárias, incluindo a segurança das operações de transporte ferroviário de mercadoria, da saúde e segurança de nossos colaboradores e nossos subcontratados, proteção ambiental, segurança e segurança cibernética. Define o enquadramento das ações que promovemos e aplicamos para otimizar a segurança em todo o processo de produção ferroviária.

Esta política está disponível para todas as partes interessadas, de forma que as mesmas tenham conhecimento dos compromissos da Captrain e assim possam contribuir para o sucesso dos mesmos. Os colaboradores são consciencializados da importância de conhecerem a irem ao encontro dos princípios estabelecidos na presente politica.

Certificados

Certificado SGQAS NP ISO 9001:2015

A NP ISO 9001 especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade, permitindo que as organizações demonstrem a sua aptidão para, de forma consistente, fornecer serviços que satisfaçam tanto os requisitos do cliente como as exigências estatutárias e regulamentares aplicáveis, bem como o aumento da satisfação do cliente através da aplicação eficaz do sistema.

 

Certificado SGQAS NP ISO 14001:2015

A NP ISO 14001 especifica requisitos para um sistema de gestão ambiental proporcionando às organizações um enquadramento para proteger o ambiente e responder às alterações das condições ambientais, em equilíbrio com as necessidades socioeconómicas. Esta norma permite que as organizações atinjam os resultados pretendidos do seu sistema de gestão ambiental, os quais fornecem valor acrescentado para o ambiente, para a própria organização e para as partes interessado.

Certificado SGQAS NP ISO 45001:2019

A NP ISO 45001 especifica requisitos para um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho (SST), permitindo que as organizações proporcionem locais de trabalho seguros e saudáveis, através da prevenção de lesões e afeções da saúde relacionadas com o trabalho, bem como através da melhoria proactiva do desempenho da SST.

Certificado ERM

O sistema de certificação das entidades responsáveis pela manutenção de veículos ferroviários, em conformidade com a Diretiva (EU) 2016/798 e Regulamento de execução (EU) 2019/779, proporciona às entidades responsáveis pela manutenção dos veículos a gestão das atividades de manutenção e o desempenho das funções técnicas de manutenção, por meios próprios ou por meio de contratos com terceiros. A Captrain Portugal está certificada como Entidade Responsável pela Manutenção (ERM) dos seus vagões e locomotivas.

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Certificado de Entidade Formadora

De acordo com a regulamentação legal, é obrigatória a certificação das entidades que exercem a atividade de formação inicial, contínua e específica de maquinistas. A Captrain Portugal é uma entidade de formação certificada pelo IMT, I. P. desde Maio de 2021.

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Certificado de Segurança Ferroviária PT e ES

O sistema de gestão de segurança (SGS), em conformidade com a Diretiva 2004/49/CE relativa à segurança ferroviária, assenta numa abordagem estruturada que permite a identificação dos perigos e a gestão contínua dos riscos associados às atividades da empresa ferroviária, com vista a prevenir acidentes, garantindo que a mesma atinge os seus objetivos comerciais com segurança. A aplicação adequada de um SGS pelas empresas ferroviárias é um elemento fundamental para o êxito de todo o quadro regulamentar de segurança previsto na diretiva relativa à segurança ferroviária, pois constitui a base utilizada pelas Autoridades Nacionais de Segurança da União Europeia para a emissão de certificados de segurança.

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Licenças

Licença de Exploração de Serviços de Transporte Ferroviário

A Licença de Exploração de Serviços de Transporte Ferroviário é a autorização de acesso à atividade de prestação de serviços de transporte ferroviário adequada ao tipo de serviço a realizar, sendo a mesma emitida pelas Autoridades Nacionais de Segurança da União Europeia. As empresas que operam na rede ferroviária, para além da obrigatoriedade de possuir o licenciamento adequado, têm de ser titulares do certificado de segurança.

A Licença da Captrain Portugal emitida pelo IMT é relativa à exploração de serviços de transporte ferroviário de mercadorias.

 

Sustentabilidade

Emissões CO2

A Captrain Portugal anualmente efetua o cálculo da emissão de CO2 da atividade de transporte ferroviário de mercadorias, analisando o contributo do setor ferroviário na diminuição da emissão de CO2 comparativamente com o transporte por rodovia.

Organograma

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A Nossa História

A história da Captrain Portugal começa no final do ano de 2006, originalmente sob a designação Takargo - Transporte de Mercadorias S.A., dando continuidade à estratégia de diversificação de negócios do Grupo Mota-Engil, tornando-se o primeiro operador ferroviário privado português de transporte de mercadorias.

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Cool Timeline

2006
Início
A Takargo torna-se o primeiro operador ferroviário privado português de Transporte de Mercadorias.

2008
Certificado
Obtenção do certificado de segurança, habilitando-nos como operador ferroviário a nível nacional.

Início da primeira operação
2009
Primeiro comboio internacional
Em associação com um operador ferroviário espanhol, realizámos o primeiro comboio internacional para Zaragoza.

2014
Certificação
A entidade certificadora SGS ICS certificou o Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança da Takargo, de acordo com a norma NP EN ISO 9001, NP EN ISO 14001 e OHSAS 18001.

Obtenção do estatuto de empresa certificada.

Entidade Responsável de Manutenção
A Takargo é certificada, pela Belgorail, como entidade responsável de manutenção (ERM) dos seus vagões, de acordo com o Regulamento 445/2011.

2020
ISO 45001
Efetuada a migração para a norma ISO 45001 – Sistema de Gestão de Saúde Segurança Ocupacional.

2021
Entidade Formadora
A Takargo torna-se oficialmente a primeira entidade formadora de maquinistas, de cursos de formação inicial, contínua, e de formação específica para averbamento dos certificados complementares, de acordo com a portaria n.º 213/2020, de 7 de setembro, e das regras da Lei 16/2020, certificada pelo IMT.

2022
Intenção de aquisição da Takargo pelo grupo SNCF
O grupo SNCF anuncia em março de 2022 o projeto de aquisição da Takargo confirmando a sua vontade de continuar a promover o transporte ferroviário de mercadorias na Europa e de acelerar a transferência modal.

Extensão da Certificação ERM às Locomotivas
A Takargo estende a certificação como entidade responsável de manutenção (ERM) às suas locomotivas. Certificação de acordo com o Regulamento 2019/779 alterado pelo Regulamento 2020/780.

Aquisição da Takargo
Na sequência da aprovação pelas Autoridades da Concorrência, o Grupo SNCF confirma a aquisição da Takargo.

2023
Renovação do Certificado de Segurança Único
Foi emitido pela Agência Ferroviária da União Europeia (ERA) o novo certificado de segurança único da Takargo, o qual confirma a aceitação pela ERA do sistema de gestão da segurança (SGS).

2024
A Takargo torna-se Captrain Portugal S.A.
Com o objetivo de reforçar a nossa identidade e o nosso posicionamento no mercado, a partir de 1 de janeiro de 2024, a Takargo passa a chamar-se Captrain Portugal S.A. concluindo esta transição com a alteração da sua imagem.