De forma a testar e treinar a resposta a situações de emergência múltiplas que possam ocorrer em cascata em território nacional, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) organizou, com a colaboração da Direção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM) o exercício europeu de Proteção Civil “CASCADE’19” no período de 28 de maio a 1 de junho de 2019, tendo a Takargo participado no mesmo. Este exercício, o maior até à data conduzido em Portugal no âmbito da Proteção Civil, foi do tipo LIVEX (Live exercise) com diversos cenários em vários distritos, e teve o envolvimento de operacionais de 6 países.
A Takargo participou num cenário de complexidade elevada, relativo a um evento sísmico com envolvimento de mercadorias perigosas. Como consequência do evento sísmico, registou-se na linha do Alentejo um descarrilamento que provocou a colisão de dois comboios, registando-se danos materiais e humanos.
De acordo com os objetivos definidos, este exercício permitiu por parte dos intervenientes exercitar e testar os seus procedimentos operacionais de emergência, de forma a recolher os contributos para a melhoria dos procedimentos comuns de emergência das entidades ferroviárias.