Sobre nós
A Captrain Portugal S.A., originalmente designada Takargo, surge como o primeiro operador privado português no transporte ferroviário de mercadorias. Aposta na implementação de uma cultura de excelência centrada na satisfação dos clientes, valorização dos colaboradores, cumprimento das regras de segurança e seguimento de boas práticas ambientais.
Missão
Operar e dinamizar o transporte ferroviário de mercadorias na Península Ibérica, incrementando-o pela oferta de serviços inovadores, contribuído para uma melhoria de qualidade do serviço, para a sustentabilidade do meio ambiente e para a promoção de uma cultura de segurança, aumentando a competitividade nacional.
Visão
Ser líder no transporte ferroviário de mercadorias no mercado ibérico prestando serviços inovadores numa ótica integrada de transporte, minimização de impactes ambientas e garantido a fiabilidade, qualidade, segurança de todas as operações.
Valores
A cultura organizacional da Captrain encontra expressão nos seguintes Valores:
-
- Qualidade dos serviços que presta;
- Relações de confiança que estabelece com os clientes e parceiros;
- Eficiência com que desenvolve a atividade;
- Inovação dos serviços;
- Promoção de uma cultura de segurança positiva;
- Desenvolvimento das suas atividades de forma sustentável;
- Espírito de equipa existente entre colaboradores, clientes e parceiros.
Os nossos indicadores 2024
Colaboradores
Comboios realizados
Toneladas transportadas
Kms percorridos em Portugal
Kms na Península Ibérica
A Política da Qualidade, Ambiente e Segurança da CTPT definida tendo em consideração o propósito e o contexto da organização, a sua missão e valores, bem como os requisitos e princípios do Grupo SNCF. A CTPT, em conjunto com as restantes empresas do Grupo, partilha as melhores práticas e lições aprendidas, promovendo uma cultura de melhoria contínua e de segurança em benefício de todos.
A CTPT adota uma postura construtiva, transparente e de diálogo aberto com todas as partes interessadas, relativamente à sua política e aos respetivos resultados.
Importa salientar que a CTPT subscreveu a Declaração da Cultura de Segurança Ferroviária da Agência Ferroviária da União Europeia (ERA), cujos compromissos constituem referências fundamentais para o estabelecimento da sua política e para o desenvolvimento da estratégia e dos objetivos de segurança ferroviária.
A Carta de Ética da nossa empresa reflete o compromisso do Grupo SNCF com a integridade, a transparência, a responsabilidade e o respeito em todas as atividades que desenvolve, estabelecendo os valores, princípios e regras de conduta que orientam a atuação de todos os colaboradores, gestores, parceiros e entidades associadas ao Grupo.
O seu âmbito é universal, aplicando-se a todos os colaboradores do Grupo SNCF, devendo inspirar a conduta coletiva, reforçar o compromisso ético comum e garantir que cada colaborador compreende o seu papel na prevenção de riscos e na adoção de comportamentos responsáveis no seu dia a dia profissional.
Certificados
Certificado de Conformidade NP ISO 9001:2015
A NP ISO 9001 especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade, permitindo que as organizações demonstrem a sua aptidão para, de forma consistente, fornecer serviços que satisfaçam tanto os requisitos do cliente como as exigências estatutárias e regulamentares aplicáveis, bem como o aumento da satisfação do cliente através da aplicação eficaz do sistema.
Certificado de Conformidade NP ISO 14001:2015
A NP ISO 14001 especifica requisitos para um sistema de gestão ambiental proporcionando às organizações um enquadramento para proteger o ambiente e responder às alterações das condições ambientais, em equilíbrio com as necessidades socioeconómicas. Esta norma permite que as organizações atinjam os resultados pretendidos do seu sistema de gestão ambiental, os quais fornecem valor acrescentado para o ambiente, para a própria organização e para as partes interessado.
Certificado de Conformidade NP ISO 45001:2019
A NP ISO 45001 especifica requisitos para um sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho (SST), permitindo que as organizações proporcionem locais de trabalho seguros e saudáveis, através da prevenção de lesões e afeções da saúde relacionadas com o trabalho, bem como através da melhoria proactiva do desempenho da SST.
Certificado ERM
O sistema de certificação das entidades responsáveis pela manutenção de veículos ferroviários, em conformidade com a Diretiva (EU) 2016/798 e Regulamento de execução (EU) 2019/779, proporciona às entidades responsáveis pela manutenção dos veículos a gestão das atividades de manutenção e o desempenho das funções técnicas de manutenção, por meios próprios ou por meio de contratos com terceiros. A Captrain Portugal está certificada como Entidade Responsável pela Manutenção (ERM) dos seus vagões e locomotivas.
Certificado de Entidade Formadora
De acordo com a regulamentação legal, é obrigatória a certificação das entidades que exercem a atividade de formação inicial, contínua e específica de maquinistas. A Captrain Portugal é uma entidade de formação certificada pelo IMT, I. P. desde Maio de 2021.
Certificado de Segurança Ferroviária PT e ES
O sistema de gestão de segurança (SGS), em conformidade com a Diretiva 2004/49/CE relativa à segurança ferroviária, assenta numa abordagem estruturada que permite a identificação dos perigos e a gestão contínua dos riscos associados às atividades da empresa ferroviária, com vista a prevenir acidentes, garantindo que a mesma atinge os seus objetivos comerciais com segurança. A aplicação adequada de um SGS pelas empresas ferroviárias é um elemento fundamental para o êxito de todo o quadro regulamentar de segurança previsto na diretiva relativa à segurança ferroviária, pois constitui a base utilizada pelas Autoridades Nacionais de Segurança da União Europeia para a emissão de certificados de segurança.
Certificado Great Place to Work ®
A Captrain Portugal, S.A. tem o orgulho de ser certificada pela Great Place To Work® pelo 1.º ano. Este prestigioso prémio é baseado inteiramente naquilo que os colaboradores atuais dizem sobre a sua experiência de trabalho na Captrain Portugal.
Great Place To Work® é a autoridade global em cultura de trabalho, experiência dos colaboradores e comportamentos de liderança comprovados para proporcionar receitas líderes de mercado, retenção de colaboradores e aumento da inovação.
Licenças
Licença de Exploração de Serviços de Transporte Ferroviário
A Licença de Exploração de Serviços de Transporte Ferroviário é a autorização de acesso à atividade de prestação de serviços de transporte ferroviário adequada ao tipo de serviço a realizar, sendo a mesma emitida pelas Autoridades Nacionais de Segurança da União Europeia. As empresas que operam na rede ferroviária, para além da obrigatoriedade de possuir o licenciamento adequado, têm de ser titulares do certificado de segurança.
A Licença da Captrain Portugal emitida pelo IMT é relativa à exploração de serviços de transporte ferroviário de mercadorias.
Sustentabilidade
Emissões CO2
A Captrain Portugal anualmente efetua o cálculo da emissão de CO2 da atividade de transporte ferroviário de mercadorias, analisando o contributo do setor ferroviário na diminuição da emissão de CO2 comparativamente com o transporte por rodovia.
Organograma
A Nossa História
A história da Captrain Portugal começa no final do ano de 2006, originalmente sob a designação Takargo - Transporte de Mercadorias S.A., dando continuidade à estratégia de diversificação de negócios do Grupo Mota-Engil, tornando-se o primeiro operador ferroviário privado português de transporte de mercadorias.
Cool Timeline
Obtenção do estatuto de empresa certificada.